quarta-feira, 3 de março de 2010

Noite 10 – A mente complexa...


 Boa noite pessoal, estou escrevendo isto no meio da madrugada após algumas horas de sono, pois fora soterrado por uma onda repentina de pensamentos que agora martelam minha cabeça, daí minha grande vontade de postar... XP Hoje refletirei um pouco sobre um assunto polêmico do qual muitos tem conhecimento, o cérebro.

  Nossa mente sem dúvida é algo formidável, como explicar algo orgânico com a potência de uma grande CPU? Bem, não estou aqui para isso de qualquer forma XD Sabem aquelas situações em que ouvimos alguém falar simplesmente tentando parecer indiferente, ou assistimos a uma palestra chata da qual não estamos interessados? Nestas horas nós estamos fitando o alvo, mas as nossas mentes estão lá longe... Mesmo com nossos olhos focados no assunto, as nossas orelhas captando cada segundo de som, nossa atenção ainda comanda, fazendo com que o assunto ouvido seja descartado pelo cérebro... Nada mais óbvio não? Afinal, ele comanda tudo em nosso corpo... Logo a nossa máquina pode processar apenas uma página de cada vez, mas é aí então que imagino, seriamos capazes de amplificar isto?

 Já ouvi diversos sites e matérias na internet afirmando/confirmando a idéia de que nosso cérebro utiliza apenas 10% da potência total, como também muito pelo contrário, muitos desmerecendo esta hipótese. É muito comum vermos humanos com capacidades mentais elevadas em filmes, animes, quadrinhos, livros... Seria isto devido ao simples fato do ser humano apegar-se automaticamente ao “sobrenatural”, tendo um interesse inconsciente em super heróis e super poderes? Particularmente acho estas idéias muito fascinantes e, imagino que muitos pensam como eu neste caso, pois não sei se isto é real, mas gosto de acreditar que seja. ^^

 O que mais me faz pensar no assunto fora o fato do inconsciente interesse no “sobrenatural”, seriam  aquelas diferentes matérias "raras" e informações que algumas vezes vejo nos jornais ou internet, aquelas “uma em milhão” de pessoas que nascem com “capacidades extras", além do normal. Pessoas nascem com poderes “psíquicos” aguçados (?), entortam colheres com a mente e quebram copos sem contato físico. Imagino também mesmo não entendendo muito do assunto, que também esteja ligado àquelas pessoas ditas serem usuárias de “magias” brancas e negras, me levando a crer que este assunto da mente humana já era conhecido e trabalhado desde a época dos Maias, Incas e Astecas, assunto que sempre tive muito interesse. Estes povos antigos eram inteligentes e é dito que possuíam ligações divinas ou conhecimentos profundos de “magias” que atualmente se perderam no tempo.
 De qualquer forma, no geral, acho isso tudo muito fascinante, mas e quanto a você, já refletiu sobre? Seria legal não precisar ir à cozinha para buscar aquele super lanche não? XD

3 comentários:

  1. O mais interessante do cérebro é que ele comanda as funções vitais e comanda o pensamento. Essa dualidade é engraçada porque não nascemos sabendo como o cérebro atua, só estudamos isso de fato quando lemos sobre o sistema nervoso, aí passamos a entender. Mas se é no cérebro que se fixam as memórias, o conhecimento e a lógica, não é incoerente que ele mesmo não saiba como trabalha?

    ResponderExcluir
  2. Entendo o que disse. Imagino que o cérebro saiba sim como fazer, mas o mesmo nos bloqueia de fazê-lo. Imagino que está muito distante de nós a resposta para como "destravá-lo". (ou não? ^^)

    ResponderExcluir
  3. acho que nem tanto... quem sabe daqui uns 50 anos isso já não se altera? Há 50 anos atrás ninguém imaginava que usaríamos tanto a internet, que teríamos celulares tão avançados e computadores super desenvolvidos, além de inovações gritantes na comunicação entre as pessoas do mundo inteiro. D:
    Nossos limites podem ser cada dia mais superados. =]

    ResponderExcluir