segunda-feira, 26 de abril de 2010

Noite 15 – Irei levá-los para ver o chapeleiro e a lebre...


 Quinta feira passada fui ao cinema, assistir a uma pré-estréia em plena 00h00min, mesmo sabendo que teria de acordar cedo no dia seguinte. Agora a pergunta: Por que essa luta, se o dia seguinte seria dia de “branco”? Simplesmente porque foi a data marcada de pré-estréia pro filme que mais esperei no ano... Acompanhei este desde os primeiros boatos! A versão Hollywoodiana do clássico conto “Alice in Wonderland” (Alice no país das maravilhas), nada mais, nada menos que meu clássico FAVORITO de todos os tempos! ^^
 O filme como muitos já sabem, estava sendo feito por Tim Burton (The nightmare before christmas, A noiva cadáver...), simplesmente o meu diretor favorito “adaptando” meu conto favorito... O filme havia estreiado dia 05 de março no exterior, o que me irritou amarga e profundamente o fato deste vir a estrear só na semana passada por aqui. Se estivesse fazendo este post com o objetivo de falar mal destes imbecis hipócritas que lutam contra a pirataria, mas que me realizam uma estréia de filme com MAIS DE UM MÊS de atraso em seu país, ficaria aqui horas complementando a bíblia... Logo este não é o assunto do post de hoje... ^^ A raiva até já passou mesmo! Bem, vamos então à visão de Tim Burton sobre o clássico de Lewis Carrol.
 Por mais que tenha dito acima que fora feita uma “adaptação” do clássico literário, não é exatamente este o caso. A trama deste é original, seria uma espécie de continuação onde Alice, após ter passado pelas histórias dos dois livros (Alice no país das maravilhas e Alice no país dos espelhos), agora mais velha, volta a encontrar-se com seu destino. Chamei de adaptação pelo fato de ter adaptado a idéia do livro (tudo, com exceção da trama) para o filme. Vou explicar melhor e comentar alguns fatos sobre o filme abaixo. ^^
 O que acontece quando se coloca uma estória sem pé nem cabeça, como é o caso de Alice, nas mãos de Tim Burton? Cria-se uma estória mais sem pé nem cabeça ainda! Adorei o filme com todas as forças, tanto que já fui vê-lo duas vezes, uma na pré-estréia e outra na estréia. XD Acho que na verdade, gostei tanto do filme porque sempre fui fã de carteirinha da obra de Carrol, de qualquer tipo de adaptação ou algo inspirado nela. Não acredito que o filme vá agradar a todos, mas com certeza me agradou. Andei conversando com um amigo fã de cinema, e nisto cheguei a uma conclusão, daria um 7/10 aproximadamente para este filme. ^^
 Agora a questão é por que dei uma nota assim se tanto amei o filme? Acontece que o filme não foi nenhum “absurdo” ou “marco na história”, o filme não possui uma história tão criativa afinal... O forte do filme está em outros “quinhentos”... O figurino do filme é simplesmente de se tirar o fôlego! Extremamente lindo! Alice troca de vestido a cada dois minutos de filme, sempre um mais magnífico que o outro! Na verdade, não apenas com relação à Alice, mas com relação a todos os personagens! A partir daí, já entro em um outro ponto no qual o filme também fez muito bem... A caracterização dos personagens e de relance, a da própria Wonderland em si!
 Tenho uma amiga que segue o ramo da moda, por isso graças ao conhecimento dela, tenho alguma noção da atuação do filme de Alice na moda atual, o que ADOREI por sinal! ;3 O elenco do filme é incrível! Com Mia Wasikowska atuando como Alice, Johnny Depp como Chapeleiro, Helena Bonham Carter como Rainha de copas, Anne Hathaway como Rainha Branca e a voz de Stephen Fry no Gato de Cheshire entre outros, não podia resultar em nada mais que uma atuação extraordinária para os personagens! A caracterização ficou ótima em minha opinião! Temos algumas notáveis diferenças do original, tais como: Minha amiga me lembrou que o Dormouse DORMIA EXAGERADAMENTE no conto original, neste o mesmo aparenta ter tomado cafeína na veia! oO Também o fato do chapeleiro aparentar ser um pouco mais “sedento” e “porpurinado” no filme que no original ou a lagarta que, conforme assoprava a fumaça de seu cachimbo, palavras iam se formando. Mas no geral, a caracterização não saiu dos padrões e não me desapontou! Queria lembrar também que os personagens e a trama estão mais baseados no segundo livro (País do espelho) que no primeiro, um bom exemplo é o gato do filme, que é azul escuro como o do espelho. Eu ri quando me perguntaram quem era a rainha branca! XD A mesma não aparece no desenho animado da Disney e atua no segundo livro apenas. XP
 O mais legal do filme é que ele passa muito bem a idéia do livro com relação à Wonderland! Cada pequeno canto que você olha no filme possui uma “maluquice”, algo fora dos padrões de sanidade humanos, como se fossem normais. O mundo ficou muito belo, sendo um pouco mais macabro que o original, como já se era esperado, devido aos antigos projetos do diretor. uú A trilha sonora é linda! Composta por Danny Elfman (The nightmare before Christmas, O procurado, Homem aranha...), a “OST” fita perfeitamente com o filme, saboreando-o mais e mais, não consigo parar de ouvir! *-* Ouvi boatos de que Burton tinha em mente uma versão cinematográfica do antigo jogo da EA Games, “American Macgee’s Alice” em sua época, mas que por fim, desta idéia nada saiu (não tenho certeza se isto é verídico). No jogo, Alice é louca e vai para Wonderland tentar salvá-la da rainha de copas com seus amigos em versão macabra (principalmente o gato Cheshire, que te acompanha pelo jogo)... com uma faca na mão. Neste, nos deparamos com uma Wonderland diabólica e obscura, e até onde ouvi, Burton teve a idéia de juntar o clássico original um pouco com a idéia deste jogo... Como disse, não sei se é verídico, mas explicaria um pouco o porquê do toque macabro na Wonderland. (além do seu próprio! XD’’)
 No geral, dizem que não foi um dos melhores trabalhos de Burton, mas eu definitivamente apreciei muito este show! Tim Burton acertou aonde nunca duvidei que acertasse, nos pontos que são sua especialidade. Os filmes do diretor, ou tem cores fortes demais, ou cinza demais, tudo sempre exageradamente elevado ao extremo. O filme me despertou muita inspiração para criar estórias também... Quem sabe não as poste aqui qualquer hora? Se escrever, postarei! ^^ Ah, queria falar também que meus personagens favoritos do filme foram Alice e o Gato! Por mais que também AMEI a Rainha Branca, estes ainda foram meus escolhidos! XD’’ Recomendo o filme para que tire suas próprias conclusões, principalmente aos fãs dos livros!

7 comentários:

  1. Demonstrou conhecimento de escrita, conhecimento de cinema e conhecimento de literatura. Admirável à distância!

    ResponderExcluir
  2. O filme é muito bom. Consegui ver no sábado, em 3D. *-* E, realmente, o que mais chama a atenção é a caracterização dos personagens e dos cenários.
    Eu não sabia que o Tim Burton queria se basear no jogo, American Macgee’s Alice. Bom, se ele se baseou ou não, tem um toque obscuro no filme. xD
    Alice e o Gato de Cheshire também são meus personagens favoritos. :3

    ResponderExcluir
  3. Bem... aí pra você Gustavo, um fake de o que seria um trailer de um novo American Mc Gee´s Alice:
    http://www.troymorgan.com/teaser.html
    É fake, mas o stop motion ficou muito bem feito. :D

    E sobre o post: Adorei a forma que você descreveu o filme, você olhou pra ele de uma forma que eu ainda não tinha parado pra reparar.
    Porém... Apesar de eu também ter gostado muito do figurino, do cenário, da caracterização dos personagens e principalmente do Chesire e da Rainha de Copas, não gostei do filme no geral.
    Esperava um trabalho muito melhor do Tim Burton, e para mim o nome correto para o filme seria Johnny Depp in Wonderland. Porque de fato o ator teve mais destaque tanto nos trailers e cartazes quanto no próprio filme. A Clara até concordou comigo nesse aspecto.
    O enredo do filme também foi pobre, principalmente perto do que eu esperava.
    Não gostei muito, o filme ficou previsível e sem emoção na minha opinião.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Dan, o enredo do filme foi péssimo. Se parar para pensar, também não gostei do filme no geral pois esperava muito mais. E tem algo que gostaria de adicionar na minha review acima:

    Apesar de tudo o que disse, acredito que o problema do filme tenha sido má direção, mesmo adorando o Tim Burton... =/

    Como havia dito, acho que o filme me agradou tanto mais porque sou fã de carteirinha de Alice, e não pelo mesmo em sí. ^^'

    Mas mantenho a minha recomendação, assistam e tirem suas próprias conclusões aqueles que ainda não o fizeram. ^^

    ResponderExcluir
  5. Gostei do filme, mais ou menos.

    Acho que ter visto em 3D prejudicou a minha analise sobre o mesmo. Detesto 3D. E acho a tecnologia de longe o avanço mais desnecessario na area da multimidia...

    Bela analise como sempre Chrno ^^

    ResponderExcluir
  6. Ah eh!!

    Não usou a palavra "Show"

    Dança a dança ante palavra "show" \o o/

    ResponderExcluir
  7. realmente achei bem diferente, mais sem duvida uma obra de arte...>.<

    ResponderExcluir